segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


Sal e Luz 


Mateus 5: 13 -16
Vocês são o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada. É jogado fora e pisado pelas pessoas que passam. Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.  Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.  NTLH
O sal é essencial para mantermos uma vida saudável.            
sal perde o gosto” se refere a corrupção da fé cristã. Jeremias pregava na porta no templo, para que sacerdotes e a população entendesse que a Salvação não vem pelo templo, mas sim de Jesus! Jeremias 7: 1- 11
deixa de ser sal”  se não demonstramos que somos cristãos, logo não somos.
não serve para mais nada” falsos cristãos servem apenas de tropeço. Se aglutinam para impedir que outros venham a ser cristãos sinceros.
É jogado fora”  Deus não tem parte com eles. Deus só tem parte com os santos que são fieis a Ele. Todo aquele que não é de Deus é lançado fora. Assim como em Ap: 22: 19: E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.”
pisado pelas pessoas que passam”  a parte mais dura do discurso de Jesus, ser pisado. Significa que os crentes sem compromisso não tem valor para Deus. Os crentes que vivem de qualquer forma, iguais ao mundo em obra e efeito, para Deus não são nada.

 “Vocês são a luz para o mundo.” Nós somos a luz do mundo. John Wesley disse: “todo cristão deve estar pronto para morrer ou para pregar”. É dever de todo crente pregar o evangelho, a todo tempo: “Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina”. 2 Timóteo 4:2. Não é necessário andarmos sempre com a Bíblia em baixo do braço. Mas é preciso praticarmos a Palavra sempre. Nossa vida é o lugar onde Deus mostra Suas obras! Se não mostramos a obra de Deus é porque Ele não trabalha em nós. Se em um ano você não conseguir trazer ninguém para a igreja: você não esta sendo luz.
Somos crentes em Jesus quando vivemos em sinceridade, em especial nos momentos íntimos. “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” Mateus 6:6. Intimidade com Deus representa brilho espiritual. Moises após ter comunhão com Deus no monte, ficou com seu rosto brilhando, sendo reconhecido pelo povo de Israel como profeta. “Quando Moisés desceu do monte Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas do testemunho, Moisés não sabia que a pele do seu rosto brilhava, por Deus ter falado com ele.” (Êxodo 34:29)
Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte”  na vida crista, cada trabalho tem a sua recompensa. Na vida espiritual a comunhão com Deus, é vista na vida natural. Quando estamos perto de Deus, assim como uma cidade da qual as luzes são vista a noite, nos resplandecemos, em meio a escuridão espiritual atual. Os crentes são referencia para o mundo. Não somos influenciados pelo mundo.
Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto.” Você deve frutificar onde Deus te plantou porque Deus não te colocaria em meio a infiéis. Significa que Jesus quer que outras pessoas O vejam em você. Logo você não pode se esconder.
ela é colocada no lugar próprio” o lugar do avivamento não é a Igreja mas sim a rua. Lá que se devem demonstrar os frutos da fé cristã. Ser cheio do Espirito não é só gritar e pular, mas evangelizar com ousadia, proclamar a Palavra, para que o Nome do Senhor venha ser glorificado.
para que ilumine todos os que estão na casa” nossa luz é irradiante, tocante, faz com que outros tenham desejo de servir ao Senhor. “quero ser o mesmo que ele”, se isso não acontece, não brilhamos como o Senhor deseja.
a luz de vocês deve brilhar”  ordem de Jesus.
para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.” objetivo do avivamento espiritual, mostrar aos outros, não aos crentes. Coisas boas: a obra de Deus, feita através de nós que é perfeita. Louvar a Deus que nos salvou.  O louvor a Deus é a verdadeira missão do avivamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário